Um Show de Machismo

Acredito que possa ser impressionante pra vocês, considerando todas as coisas que eu já disse em posts anteriores meus, mas... Estou assistindo Naruto. Isso mesmo.

Isso apenas prova que: 1. Sou humana. 2. Me dou o direito de tentar mudar de opinião sobre um assunto. Mas não... Não... Nada nem ninguém me convencerá que Naruto é melhor que Evangelion ou Canaan ou Claymore... Nada nem ninguém irá NUNCA me convencer que um Shounen é melhor que um Seinen.

Shounen, como o nome já diz, é um anime pra crianças. O sangue é uma coisa mínima e bonitinha no Shounen, enquanto no Seinen, se ele é necessário para manter a violência verossímil, então, ele vai existir. O roteiro complexo é um ás no Shounen, enquanto no Seinen, ele é exigência.

Portanto, não, crianças, não! Estou vendo isso, mas minha opinião sobre o que é um anime pra entreter e passar o tempo, e o que é um anime ARTE, não muda! E Naruto - me desculpem os fãs - é um anime apenas pra entreter! Garante boas horas de diversão e nada além disso... Não te faz quebrar a cabeça, pensar, e tentar descobrir mistérios e quebra-cabeças complexos para melhorar seu raciocínio... Apenas preenche o espaço vazio da sua cabeça com uma coisa mais útil que masturbação.

Mas prosseguindo... Apesar de estar me "divertindo" com Naruto, o que acredito ser a única missão do anime, estou completamente desgostosa com isso: O machismo dos desenhos Shounen, principalmente - como estamos pautando ele, do desenho Naruto.

Eu me pergunto como garotas podem ter esse desenho como favorito, porque... Putz! As personagens femininas sempre são colocadas em segundo plano, na posição de fracas, frágeis ou inúteis!

É mais ou menos o mesmo que acontece em Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, por exemplo.

Quando falamos de CdZ, temos que lembrar das amazonas com suas máscaras, que eram obrigadas a dar a cara à tapa para seu destino impossível de se retrucar (não sei porque cargas d'água), elas tinham que se apaixonar ou matar o sujeito o qual as visse sem máscara... E considerando a tamanha força - isso foi uma ironia, claro - que o autor dava a elas, elas provavelmente virariam umas promíscuas, porque teriam que sair amando por aí (btw, tem uma tirinha de zoação com CdZ que faz piada com isso... Muito propício mesmo). A outra "maioral" do elenco feminino, Saori Kido, a suposta Deusa Athena da Guerra, sempre retratada como uma mulher forte de armadura na mitologia, é agora apenas uma droga de mulher inútil que toda hora cai nas mãos dos inimigos e tem de ser protegida e salva por seus heróis, seus cavaleiros homens. Essa Saori só faz mesmo sucesso na paródia que fizeram dela no Facebook, porque de resto, ela é tão útil quanto um peso para papel. Ela pode reviver os Cavaleiros, sim... Tem poder pra isso, mas infelizmente, pra lutar, não parece ter nenhum.

Em DbZ todas as mulheres são umas fracas... A mais forte que se teve notícia foi a Andróide No. 18. E mesmo assim, depois que fora derrotada ela assumiu sua posição (que é a posição de praticamente todas as mulheres no anime) de esposa e mãe, parando assim de lutar, deixando isso pro completamente inútil do Kuririn. Ou seja, o babacão que sempre morre pode lutar, porque é homem, agora a suposta mulher dele que era ainda mais forte que ele, não pode!

Agora, vamos prosseguir com Naruto, pois, essa era a ideia inicial. Acho que vou me ater aqui a falar de cada uma das personagens. Fica em pauta que ainda não assisti Naruto todo, então, vou me ater apenas até onde eu assisti...

Vamos falar primeiro de um dos principais: Sakura. Acredite se quiser, Sakura é uma suposta principal, pois, ela está no grupo dos verdadeiros principais: Naruto e Sasuke. A Sakura é tão inútil, mas tão inútil, que dá dó! Meus amigos disseram que ela melhora no Shippuuden, mas é engraçado pensar no quanto o autor demorou pra dar uma utilidade pra ela. Sakura não parece ter nenhum Jutsu especial específico, todos os outros personagens têm, até mesmo as personagens secundárias femininas. Sakura pode ser boa em estudos, ou boa em ver Genjutsus, ou boa em... Ok, mas ela não tem um Jutsu especial. Mostra que o objetivo da Sakura como uma ninja era apenas NAMORAR O SASUKE, ou seja, ficar correndo atrás dele como uma idiota. Btw, foi por conta disso que ela passou de "melhor amiga" a "rival" da Ino, o que é, aliás, um motivo brilhantíssimo. "Gostamos do mesmo garoto, vamos ser rivais"! Algo incrível que só podia ser concluído a uma mulher num Shounen. Inclusive vou resssaltar que no EPS que mostra o passado de Sakura e Ino, as duas são ensinadas pelo Sensei (ou a Sensei, não me recordo bem) a... COLHER FLORES!!! Sim, esse foi o raio do ensinamento ninja da infância das duas... Algo bem... Útil para o treino ninja - não sei como, mas tudo bem. E é claro, sempre vão vir os machões me lembrarem que a cultura japonesa é muito machista por si só e blablabla, e garotas japonesas têm aulas de arranjo-floral na escola sim e blablabla, FODA-SE! É um anime! Você já viu Claymore? São mulheres de armadura com espadas lutando contra demônios! Repetindo: MULHERES! Da mesma forma que as mulheres no Naruto são ninjas, digo kunoichis, elas não precisam de uma merda de aula de arranjo floral, nem EU preciso disso!


Prosseguindo... Outra inútil citada aqui é a Ino. Ela contém boa parte das inutilidades da Sakura (que gosta de assistir a todos os garotos e homens do elenco lutarem contra os vilões, enquanto fica torcendo mentalmente, sem fazer nada), porém, a vantagem dela é que: Ela tem um jutsu próprio! E vamos dizer que, se não fosse pelo fato dela ser uma mulher, provavelmente, seu jutsu lhe tornaria uma personagem mais forte e interessante, mas... Ela teve a infelicidade de nascer com uma vagina-animezística (sinta aqui a minha ironia). Por conta disso, seu colega de time, Shikamaru, antes visto como tão inútil quanto ela (e que inclusive, contém uma técnica parecida - Enquanto Ino ENTRA no corpo do adversário para controlá-lo, Shikamaru usa sua própria sombra pra alcançar a sombra do adversário e controlá-lo), depois é colocado numa posição de gênio incompreendido e preguiçoso, passando assim a kunoichi loira, o que não era realmente uma novidade tendo em conta todo o resto dos machismos de Naruto.


Agora finalmente, vamos falar da minha favorita (sério, ela é minha personagem mulher favorita de Naruto): Hinata. Ela tinha tudo, todo o potencial para lutar, ser algo útil. Ela realmente parecia forte. Família principal dos Hyuuga, Byakugan, TUDO! Mas vejam só, a história do anime muda essa probabilidade: Neji, que nasce na família secundária e tem ódio da família principal, nasce como um prodígio. Tem uma grande força, grande capacidade de luta e sabe usar as técnicas da família principal sem que ninguém, supostamente, tenha ensinado isso a ele. Enquanto isso, Hinata é apenas uma frágil garotinha (argh!), que apesar de lutar, é fraca e não chega aos pés do Neji. Btw, ela tem que precisar de um "empurrãozinho" da torcida do Naruto para ter confiança nela mesma. É realmente algo de dar dó...

Atenho-me a não falar da Ten ten... De boa, não faz sentido. Ela tem bons jutsus, está num bom time, mas continua sendo uma loser. Ao menos, até agora, não vi nada que mudasse essa minha opinião.


E vamos por último falar da kunoichi que menos me decepcionou até agora (mas
 que já está sendo massacrada pelo anime)... Na verdade, esse meu post foi principalmente por causa dela. Eu assisti aqui, até agora, tentando engolir esse machismo desenfreado e pensar "Ei, você assistiu CdZ com 6 anos de idade! Não pode ser tão ruim assim!", mas realmente não consegui me aguentar calada por tanto tempo. Temari é a personagem. Como todo o resto do elenco feminino, tirando Hinata, foi colocada admirando a beleza (
???) do Sasuke. À parte isso, tem jutsus marcantes (com seu lequezão). Mas em sua primeira luta, fora colocada contra uma garota (engraçado que, o tal torneio do Exame Chuunin era feito de maneira aleatória, mas resolveu colocar as 4 garotas, novamente exceto a Hinata, lutando uma contra as outras...), no caso Ten Ten, e ganhou a luta em questão de segundos, mostrando sua suposta força. Mas em sua luta contra o Shikamaru, que tenho que admitir que foi muito boa, ela perdeu. Mas é claro que ela perdeu... Você já viu uma garota ganhar um menino no Naruto? Mas o que me enfureceu nessa luta, Shikamaru vs Temari, foi os discursos do Shikamaru antes da luta: "Que droga! Vou ter de lutar logo contra uma garota!", "Não posso bater em uma garota!", "Preciso vencer! Não posso ser derrotado por uma garota!". Realmente "vomitável". Aliás, Shikamaru (que é muito aclamado por muitos, mas passou a ser detestado por mim, graças a esses discursinhos meia-boca) é o mestre das falas machistas... Em um EPS em que ele está prestes à morrer, ele solta que queria ser apenas um ninja normal, ganhar um salário normal, se casar com uma mulher, ter uma filha e um filho e... E se aposentar quando A FILHA CASAR e O FILHO ARRUMAR UM EMPREGO! Isso mostra o machismo desenfreado de Naruto. E mais uma vez, os filhos da puta vão dizer: Mas isso é baseado na cultura japonesa, machista e os caralhos... Então, por que diacho outras personagens de anime podem ser policiais, assassinas profissionais e os caralhos... E a filha do Shikamaru não pode arrumar um caralho dum emprego? Isso é um anime, minha gente! Os japas costumam refletir aquilo que eles não PODEM FAZER nos animes! Por que vocês acham que têm tantos estudantes quebrando regras nos desenhos? Quero ver um japonês da vida real fazer o mesmo!


Mas como eu disse: Temari está sendo destruída nos EPS a seguir. Ela é posta pra lutar contra o Sasuke e perde de uma forma ridícula. Depois disso, tentando ajudar o Gaara, ele a tira do caminho para que ela não o atrapalhe. Ou seja, um show de inutilidades pra destruir o pouco de "pose" que ela pôs no começo do anime. Realmente, é uma coisa muito triste...


Me pergunto quando que raios no anime - já que meus amigos disseram isso - que o autor vai se cansar de destruir com a imagem feminina e passar a dar valor mais as mulheres no desenho... Ou se vai acontecer o que imagino, exatamente o que costuma rolar com os outros Shounens, como DbZ e CdZ, por aí.


Animes que recomendo - sem conotação machista: Noir, El Cazador de La Bruja, Claymore, Elfen Lied (quero ver tentar enfrentar aquelas minas!), Bubblegum Crisis Tokyo 2040 (consegue ter romance, sem destruir a ação feminina!), Canaan, Ikkitousen (sério... Um anime Ecchi, onde as mulheres são realmente mais fortes!), Gunslinger Girl, Black Lagoon, Mai Hime, Mai Otome, Ga-Rei Zero, e tantos outros que eu curto...


OBS: Falando sobre Ikkitousen... Um amigo meu resolveu não assistir a série toda, pois, depois da primeira temporada, pra ele, ficou ruim. Na minha opinião, a primeira temporada é a pior (a que mais mantém as características Ecchi e alguns machismos), da segunda em diante, o anime fica quase que todo voltado ao público feminino (exceto pelo fato de que os caras provavelmente se masturbam assistindo). Quando perguntei a ele o porquê de não gostar do resto do anime, ele me disse: "Só tem mulher lutando!". Acho engraçado que ele possa pensar algo assim, enquanto eu sou obrigada a perceber que os animes mais famosos de ação (não, não falei de Sailor Moon ou Sakura Card Captor) não podem ter mulheres em posições favoráveis, engolir e aceitar isso numa boa.


Menção honrosa: Pouco sei sobre o anime, porque pouco vi e pouco li, mas acredito que possa estar certa... Bleach, apesar de ser mais um Shounen (talvez um menos infantil que os outros aqui citados), pode ter como personagem principal um homem. Pode ter mais homens lutando que mulheres. Mas... Acredito eu que seja um dos poucos animes do estilo que não têm mulheres inúteis, e sim, mulheres lutadoras, às vezes, tão boas quanto (ou até melhores) que os personagens masculinos. E isso me agrada muito... Talvez, por causa disso, um dia, eu tire para ver a série toda.


OBS 2: Não ligo que taquem pedras, mas lembrem-se: Ofensas sem conteúdo não me atingem. O que eu realmente busco são críticas construtivas... Se vocês acham que falei algo errado aqui, defendam suas ideias com embasamentos, não vai adiantar nada apenas me xingar e me odiar pelo resto da vida. Eu não ligo pra isso, nem um pouquinho.

13 comentários:

Anônimo disse...

Realmente eu tenho que concordar a primeira fase de Naruto parece realmente que há uma competição entre as personagens femininas para ver quem é a mais inutil... mas não desista você ainda vai conhecer uma das, na minha humilde opinião, melhores personagens: Tsunade *---* Vai ver a Sakura literalmente florescer, (quando você ver a luta dela com o Sasori você vai gostar u.u) assim como as demais personagens, como a sua querida Hinata ^^
Mas tenho que confessar que não sei se no futuro melhora muito, afinal eu larguei Naruto já a um bom tempo (+/- na metade do Shipuden) e como ele parece meio que eterno to sem coragem de voltar a assistir xD Prefiro terminar de ver o meu HunterxHunter, Bleach, Death Note e etc
Boa sorte o/

AArK Cianwood disse...

Realmente! Tsunade me impressionou - até fiz um post sobre ela! Bom, esperemos que o anime só tenha a melhorar com relação a isso! Valeu! XD

Asi disse...

Esses foram os motivos para eu para de ver Naruto. Já Bleach eu ve todos os episódios e apesar de ter algumas inúteis tem personagens muito fodas como a Yoruichi e Soifon, recomendo esse anime

AArK Cianwood disse...

Um dia tirarei pra ver Bleach todo! xD

Anônimo disse...

Naruto é uma obra machista mesmo. No universo de Kishimoto, mulher não tem vez nas batalhas, nenhuma mulher é capaz de bater de frente com os ninjas mais fortes do enredo. Em batalha nenhuma mulher venceu um homem em Naruto até hoje. Mas não é só a força física. Kishimoto nao sabe construir personagens femininas fortes em personalidade, ou seja, que se ergam por si mesmas, sem serem dependentes de homem. Quando Sasuke traiu a vila da folha e enfrentou o time 7 no shippuden, Sakura deveria ter dado um murro na cara dele, de arrancar todos os dentes dele da boca. Mas não, o que o Kishimoto fez? Fez ela chorar, hesitar e ser salva por homens outra vez (Naruto e Kakashi).
Essa foi uma das coisas que mais me irritou e um dos motivos que me fizeram parar de acompanhar Naruto.

AArK Cianwood disse...

Exatamente. É mesmo triste isso. :(

Unknown disse...

Naruto desaponta muito nesse quesito mesmo, a Sakura seria uma protagonista bem melhor se o único objetivo dela fosse ser uma kunoichi. Mas nãooo.

Obrigada pelas recomendações, estava um pouco desanimada com os animes das últimas temporadas e esses parecem interessantes. Se você quer ver um anime com uma protagonista forte confira Patlabor. Ela é uma policial que luta com um mecha para manter a paz da cidade. É um pouco antigo, mas vale a pena.

AArK Cianwood disse...

Eu conheço! É maneiro mesmo! XD Valeu pelo comentário!

Unknown disse...

Olha eu esperei até a porta daquele mangá acabar, tinha esperança que kishimoto faria algo pra nós. Ele tinha personagens incrives nas mãos, mas resolveu desperdiçar TODAS elas.
Sakura era uma promissora personagem: forte, de personalidade e com uma ótima mentora. Ela treinou muito pra chegar no nível de poder em que chegou, não teve aqueles super power ups dos outros personagens masculinos. No final ela acabou casada (com um marido que nem em casa fica) e submissa.Cara e o Sasuke nem teve um arco de redenção pra ela na história ou qualquer coisa do tipo, pra vc ter uma idéia até beijo a Sakura tem que mendigar pra ele. Tipo... COMO RAIOS UMA MULHER COM A PERSONALIDADE E A FORÇA DELA VIVE FELIZ DESSE JEITO?!
Hinata... receio te contar que se eu achei sasusaku forçado naruhina foi o dobro ( ela tb não merecia acabar daquele jeito - dona de casa dedicada e submissa, a coitada só tá lá de enfeite)
Ino... idem
Temari... adivinha? T.T
Enfim parece que isso foi tudo que o autor achou que elas poderiam fazer da vida.
Pra mim ele nem devia ter tocado nessa questão do "romance". Ele mesmo alega que não sabe escrever sobre isso e ainda diz que não entende as mulheres ( tipo ele nem nos ve como pessoas humanas da mesma espécie)
E eu me pergunto: que idéia isso passou para as crianças e adolescentes (meninos e meninas) que lêem o mangá?
Decepcionante

Anônimo disse...

Que lixo de blog! tinha q ser de feminazi kkkkkk olha quanto choro! Faz assim, pq vc não cria o seu próprio mangá e coloca personagens femininas como fodonas importantes e os masculinos como inuteis já q é isso q vc quer? Melhor do q ficar criticando a obra dos outros por ñ estar do jeitinho q vc queria( ainda bem) né? Fica com esse "blablabla machismu, ain machista" aah vá lavar uma louça kkkk o mangá/anime é do Kishimoto portanto as regras são dele, ele faz do jeito q ele quer, vc gostando ou não!chora mais! kkkkkkk

ah e Shikamaru melhor personagem s2

Anônimo disse...

Jesus. Estava esperando alguém comentar isso. Adoro o anime, mas quando vejo o quão inutéis são as personagens femininas, chega a dar enjoo. Nenhuma delas tem um passado como os garotos. Só homens merecem laços fortes de amizades com outros machos. Putz. Agora só estou observando a senhorita Sarada. Ela é uma uchiha tem de tudo para superar o pai. Veremos

Anônimo disse...

A utilidade da Sakura não mudou nada até o final. Qua do o time 7 se junta, ela apenas dá um soco e deixa o Naruto e o Sasuke virarem deuses. Putz. O que quero dizer é que eles não precisam dela.

WCyber disse...

Olha! o seu comentario nao está errado mas tmb nao está certo!!!!
Eu nao sou fanboyzinho de naruto mas tem algumas coisas que eu preciso falar sobre isso!!!
Mulheres sim vencerão lutas em Naruto como sakura e chiyo vs sasori ou Shikamaru vs Tayuya( mas nesse caso Temari chegou e salvou Shikamaru que teve uma derrota, ele estava indefeso e sem mana) mas ainda sim uma mulher ganhou a luta!!!
Tem outros casos mas nao me recordo de todos, mas sim o anime foi feio em uma epoca que o japão ainda estava em tempo de transição para outro tempo, oque eu quero dizer é que o japao ja foi muito mais machista do que é hoje
e sobre shikamaru ele vai desenvolvendo outro jeito de pensar ao longo da serie!!!
Eu como fã vi o anime e li o manga!!! Como tambem vi os filmes, mas estou aberto a criticas, pois oque foi escrito é apenas uma opinião!!!