Sinceridade. Pra mim, sempre foi uma virtude, uma característica boa. Mas de repente, eu comecei a conseguir enxergar que existem os dois lados da moeda, no caso, da "sinceridade". E quais são esses dois lados? Bom, pra ser mais específica, vou tentar explicitar da melhor forma:
Existe a sinceridade, existe a falsidade/mentira. A questão é... Geralmente, pessoas falsas são em sua grande demasia boas de convivência na sociedade. Empáticas. É dito que uma mentira serve para você não "magoar" os outros. Não me refiro a pessoas que falam uma coisa pra uma, e outra pra outra. Eu me refiro a alguém que tenta conviver harmoniosamente com todos, sem exceções. Ser simpático. Ora, vamos lá... Pra ser simpático, muitas vezes, temos que ser "mentirosos" ou "falsos". Mas isso não significa que estamos sendo filhos da puta, ou estamos agindo de má fé. A questão é... Se em determinados momentos, que formos sinceros, formos ser mal-humorados, antipáticos e estúpidos mesmo (grosseiros e arrogantes), não vai ser, em muitas ocasiões, preferível ser "falso"?
Entende o que eu quero dizer? Há uma linha tênue que separa a falsidade de má fé, e a falsidade por convivência e conveniência. E há uma linha tênue que separa a falsidade por convivência da simples empatia. E há mais uma linha que te diz que, se você andar um pouco mais pra "dentro" do terreno da sinceridade e honestidade absolutas, você vai estar pisando no território da antipatia e da grosseria. Falta de tato, total.
Exemplo:
Sua melhor amiga não é você (óbvio), e portanto, vocês têm gostos diferentes. Ela compra uma blusa nova, que pra você, é a coisa mais horrivelmente cafona do mundo. Mas pra ela, a blusa é linda, e ela está super feliz com isso. Só que, mesmo estando feliz e satisfeita, ela faz o que os seres humanos (pelo menos os do sexo feminino) gostam de fazer em ocasiões assim... Te pedem uma opinião. Você:
a) Diz que a blusa é horrível, mas fazer o quê, vocês tem gostos diferentes.
b) Diz que a blusa é horrível, e manda ela tomar vergonha, e arrumar uma blusa melhor.
c) Tenta ser "delicada", e diz que, vocês têm gostos diferentes, e o que importa é se ela gostou da blusa, e não se você gostou.
d) Tenta ser mais "delicada" ainda, e diz que a blusa está boa, ou que é bonita.
e) Simplesmente, diz que a blusa é linda de morrer, e que ela foi esperta em comprá-lá. /Puxa-saquismos.
Entende o que quero dizer agora? Bom... Essa foi a "intro" do meu assunto. A questão é...
Eu ERA uma pessoa que muito adorava gente sincera. Doa a quem doer. Eu era sincera (mas ainda sim, com um pouco mais de tato que muita gente por aí... Algo como: Falo a verdade, mas omito certas coisas pra não magoar pessoas queridas!), e meu lema era "Prefiro uma verdade dolorosa a uma mentira agradável". Só que ultimamente, tenho me estressado tanto com essa gente sincera... Sério... Porque, vejamos, de todas as pessoas realmente sinceras que eu conheço, e coloca gente nisso, acho que só umas duas (ou uma só, e eu tou exagerando!), tem algum tipo de sensibilidade ou tato pra tratar os outros! O resto é do tipo que diz: "Caralho! Você tá gorda, hein!? Andou comendo o quê!? Uma melancia!?"; "Nossa, que roupa horrível que você tá usando! Toma um cházinho de semancol, hein!? Vai comprar roupas melhores!"; "Caralho! O som da tua banda é ruim pra caralho! Sério... Somos amigos, mas puta quiu pariu! Vão aprender a tocar, porra!", e etc...
A questão é... TOU CANSADA DE GENTE ASSIM!!! Sério, sem zoa! Ultimamente, minha cabeça tá tão cheia de problemas, que eu tou preferindo uma mentira agradável... Não que eu queira me cercar de amigos falsos e mentirosos, de gente interesseira e etc... E sim, que eu gostaria muito que as pessoas crescessem um pouco, e parassem de olhar pros próprios narizes! Que elas vissem que sinceridade tem limites também, e que qualquer coisa MESMO em excesso é desagradável e nociva! Que elas pensem um pouco nos sentimentos de seus colegas/amigos/parentes, e pensem duas vezes, antes de dar uma opinião bruta ou rude, que possa magoar ou machucar um ente querido! Entende!? É só ISSO que eu peço! Vamos lá... Eu consigo, não pode ser tão difícil...
Um comentário:
AS pessoas na verdade =/ só pensam em si mesmas -_- Nem querem saber se vão magoar ou não..nem pensam 2 vezes.. Na verdade nem estão sendo sinceras..=x a verdade é que muitas não se importam =x..
Postar um comentário