Amnésia Alcoólica

Quando eu tinha 14 anos, eu comecei a beber. Eu saía pra Praça de Rocha Miranda com amigos, ou pseudo-amigos, e a gente comprava, numa sorveteria, um galão de vinho. Sim, eu comecei a beber vinho ruim. Parecia uma mistura de álcool etílico com Tang de uva.

E eu fiquei bebendo aquela mistura horrorosa de vinho, e inclusive, tive um porre destruidor uma vez, com direito a desmaiar no supermercado e ser levada de carro pela Coordenadora da escola. E depois disso, eu nunca mais pus a boca numa garrafa de vinho. Nojo e enjôo é o que sinto... Um tremendo trauma. "Porre de vinho é o pior", dizem. E eu acredito neles.

Com 16 e 17, eu matava aula com amigos, e ia pra trás do Shopping, fazer uma chamada "Tomba" de 2 litros. Comprávamos refrigerante barato e uma "granada" de cachaça, geralmente, de marca fudida. Tipo "Corote" ou "29". Dava 3 reais, portanto, fazíamos, às vezes, quando juntávamos trocados, duas de uma vez. E dividíamos pra quatro pessoas. E isso era todos os dias...

Nos dias que não matávamos aula, íamos beber depois da aula. Ou no estacionamento do Shopping, ou numa praça que havia onde eu estudava.

Tomba era uma coisa que batia forte, mas que depois descia feito água. A ideia era que o refrigerante destruisse o gosto "bom" da cachaça, e disfarçasse, pra que a gente nem sentisse que tava tomando. Mas a Tomba que a gente fazia era tão forte, e o cheiro era tão sinistro, que não fazia o menor sentido... Era como se tomássemos a cachaça pura!

E dos 14 aos 17, eu ainda ia em shows de rock. Via bandas barulhentas, mas quase nunca lembrava de nada... Nem das bandas que tocavam, nem das garotas com que eu saía. E saía com muitas... Bebíamos de tudo... Vinho barato, Tomba, doses de Vodca. Nessa época, eu era bem resistente. Do tipo que bebia cachaça pura e ficava sóbria... Ainda sou resistente, mas não tanto.

Depois de tanto desmaiar, vomitar e ter amnésia alcoólica (coisa que meus amigos consideravam menos pior, porque eu ficava reclamona, respondona e xingando Deus e o mundo, mas eles já estavam acostumados... Me xingavam e não levavam a sério o que eu dizia, porque eu não tava "dentro de mim"!)... Resolvi que não queria aquilo pra mim (vamos dizer que eu "cresci")... Passei a beber só cerveja que não me deixava doidona o suficiente pra fazer merda.

Mas depois de uns 2 engradados de LATA... Eu começo a ficar alta. Só que alta do tipo "alegre", apenas... Eu sou bem resistente pra cerveja. Só não posso misturar... Mas comecei a evitar bebidas quentes... Principalmente, Tomba, que é uma coisa que engana bem (no começo da garrafa, você tá ótimo, no final, você tá podre).

Primeira questão básica:

1. Por que eu gosto de beber?

Diz-se que pessoas inteligentes são mais infelizes. Você já leu a tradução daquela música do Nirvana "Dumb"? Eu acho brilhante, ele diz assim:

Idiota

Não sou como eles
Mas posso fingir
O sol se pôs
Mas tenho uma luz
O dia acabou
Mas estou me divertindo
Acho que sou um bobão
Ou talvez apenas alegre
Acho que sou apenas alegre
Acho que sou apenas alegre
Acho que sou apenas alegre

Meu coração está partido
Mas tenho um pouco de cola
Ajude-me a inalar
E consertá-lo com você
Vamos flutuar por aí
E passar algum tempo nas nuvens
Depois vamos descer
E ter uma ressaca
Ter uma ressaca
Ter uma ressaca
Ter uma ressaca

Queimar no sol
Cair no sono
Desejar estar longe
A alma é barata
Lição aprendida
Deseje-me sorte
Alívio da queimadura
Me acorde

Não sou como eles
Mas posso fingir
O sol se pôs
Mas tenho uma luz
O dia acabou
Mas estou me divertindo
Acho que sou um bobão
Ou talvez apenas alegre
Acho que sou apenas alegre
Acho que sou apenas alegre
Acho que sou apenas alegre

Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão
Acho que sou um bobão

A questão é... Se você pensar demais na sua vida, nas suas condições, no seu futuro, nas filosofias das coisas... Você acaba se deprimindo. Porque tudo parece estar indo de mal a pior. As coisas nunca são como você quer e você nunca tem o que você deseja. Sua vida nunca parece estar totalmente desembocando pros seus objetivos como você espera...

Mas ficar deprimido não é a saída. Mas é basicamente o que acontece quando você começa a pensar em tudo... Ou seja... Pra não ficar deprimido você faz o quê?

Escapismo.

Bebida sempre foi minha válvula de escape, desde os 14. Notas baixas, a não-presença do meu pai, as brigas com a minha mãe, minha sexualidade "reprimida", amores platônicos dolorosos... Coisas de adolescente. Quando eu bebia eu esquecia da pessoa ruim que eu era, da pessoa ruim que os outros eram comigo, da vida ruim que eu tinha por alguns minutos...

E depois...

Sem muitas chances no vestibular, notar mais baixas ainda, reclamações de parentes, trabalho "semi-forçado", sem dinheiro pra nada, sem pespectiva de namoro algum, ainda sem compreensão para com a minha sexualidade... A vida adulta é ainda mais dura do que a realidade adolescente.

E até hoje eu bebo. Se eu ficar sem beber, durante uma semana... Eu fico doida. JURO! Eu já tentei... Fico de TPM, praticamente, fora de época. Irritada. Chuto tudo. Xingo tudo e todos, e perco a paciência pra qualquer coisa... Beber é a minha sessão do descarrego. Não devia ser, eu sei. Mas é!

2. Você bebe pra ficar bêbada?

Não... Ficar "alegre" já está bom. Já me alivia, e eu fico consciente e sei o que tou fazendo e dizendo... Ficar bêbada, me faz perder o controle das coisas, fazer merda e não lembrar de nada. Bebo apenas cerveja agora (salvo à raríssimas exceções), pra não acontecer isso.

3. Qual é a diferença -verdadeira- entre ficar alegre e bêbada?

Costumo dizer que existem "estágios de bebida". E comigo funciona assim... Se eu bebo pouco, ou pouquíssimo, entro no primeiro estágio...
1. Sono
E se eu continuo bebendo, geralmente, nem sinto esse primeiro estágio, e passo pro segundo... Mas é difícil, porque a quantidade de bebida, ou o nível alcoólico da mesma, tem que ser p***!
2. Alegre
Esse segundo estágio, às vezes, vira o primeiro, dependendo da bebida ou da quantidade dela. A alegria me permite ficar "altinha", sem tantas alterações. Do tipo... Sentir que estou flutuando, sentir a "leveza das coisas", sentir "nenhuma pressão" no cérebro, em sentido de obrigações (e isso é uma delícia e um puta alívio)... Mas ter consciência do que faço e como ajo. Mas ter um pouco mais de confiança pra lidar com tudo!
3. Bêbada
Esse estágio é o tal que eu tento NÃO chegar... As coisas começam a girar, e é a porta pro pior estágio de todos... Aí eu começo a falar coisas que eu nem sei, xingar os outros, e dizer abobrinhas. A maioria das vezes, eu nem lembro o que vem depois... Só sei que, chegar nesse estágio é perigoso, porque o que tiver álcool (tirando produtos de limpeza e perfumes! :P), eu tou bebendo... O que signfica que ir pro fundo do poço é certo!
PS: Falar abobrinhas inclui dizer que, toda as garotas que eu como, eu faço gozar pelo menos 10 vezes por sexo... Ou dizer que eu pegava mais de 20 garotas quando ia pra eventos de rock, em uma noite... Ou dar em cima de qualquer garota "simpática" que tiver no mesmo local que eu... E por aí vai...
4. Fundo do Poço
Vômitos, desmaios (seja de sono ou não), micões, entre outras atitudes, que eu COM CERTEZA, não vou lembrar... Porque, graças a Rei Ayanami, minha amnésia é mais!

Bom... Beber é bom, mas é arriscado. E supostamente, pra sociedade, não é bom. Eu acho que eu estou bem mais consciente do que eu estava quando era mais jovem. Bebendo menos, fazendo menos merda, dando menos trabalho pros outros, e mostrando que eu tenho um pouco mais de responsabilidade (ou muita!), do que eu tinha...

E beber me inspira a escrever também. S2

3 comentários:

Lê ~ disse...

HAUHEUHAEUEHUAE ADOREEEEEEEI O POST *-*
Eu também DETESTO ficar bebado. Sério... é um dos piores estágios da bebida. E sempre quando eu fico alegre, eu me mantenho alegre com bebidas leves. Eu gosto de beber coisas fortes, como Tequila, Vodka e tal. Mas a questão é saber se controlar e ter um maço de cigarros na mão. xP
Ih, e eu quando fico bebado falo muuuuuita besteira! hehehehe xD as vezes eu nem me lembro!

mas de uma coisa eu me lembro... de que nós temos que beber pra falar besteira e fumar pelo menos um maço de black e/ou l.a!

;** <3 aark-sama!

anne =) disse...

sim, sim, e sim. Onde eu assino?

morgan disse...

"Diz-se que pessoas inteligentes são mais infelizes."

Naaaaaah, os menos afortunados com massa encefálica não tem tempo de pensar tanto nisso xDDD

Faça o seguinte... Ah, não faça nada e morra jovem. Vc não vai me escutar mesmo xDDDD