Underground Stigma

O que é o underground? O underground deixou de ser uma nomenclatura, uma situação, um argumento, uma especiação... E passou a ser um "life style". O underground convive com as mentes criativas, libertas e subversivas a todo o tempo. O underground é o modo de respirar de algumas pessoas, no mundo. Graças a alguma força superior que não seja Deus...

Hoje em dia, tudo é vendável. Tudo é dinheiro e publicidade. Hoje em dia, quem não se adequa a sociedade e seu jeito de pensar e de agir, não consegue sobreviver. Aliás, pra não sermos tão fatalistas, diríamos, que não conseguem ganhar dinheiro. Mas numa sociedade capitalista como a nossa, dinheiro é vida, então...

Nesses tempos em que vivemos, nada mais é feito por amor. A não ser pelo meio underground de vida e arte. Tirando ele, arte é vendável e produto, música é vendável e produto, escrita é vendável e produto, filmes são vendáveis e produtos... Até o time de coração de muitos virou algo vendável e produto. Um jogador, que antes, jogava por amor à camisa, hoje em dia, joga pro time que lhe encher mais o bolso de "verdinhas". Então, tudo é dinheiro. E se você segue seus sonhos, desejos, talentos, ao invés de seguir o que a sociedade te obriga a seguir... Você é um underground. E consequentemente, é um fudido.

A não ser que você tenha a sorte que alguns poucos tiveram. Pra mim, hoje em dia, você conseguir o objetivo-mór do ser humano no meio em que vivemos, é: Fazer o que gosta e ganhar por isso. E isso equivale a um ganho em uma Mega-Sena ou Loteria da vida... Sério.

Pelo menos, aqui no Brasil. Não posso falar pelo exterior, porque... Nunca tive dinheiro pra sair do País. Talvez, seja meu sub-emprego, ou a falta dele...

A questão é... O meio underground. Se eu fosse "quadrinizar", seriam as sociedades subterrâneas nos submundos Cyberpunks... Com punks, góticos-eletrônicos, drogados, Cyberhippies, escritores falidos, cartunistas, musicistas pobres, entre outros... E junta-se todo esse meio, e contrói-se uma sociedade underground, parecida com uma cidade. Só que uma cidade não física... Uma cidade que sobrevive hoje em dia, pelo meio-ambiente (???) chamado de internet.

Com a cibernetização e digitalização das coisas ajudamos a expandir e aumentar o território do que antes era uma forma de entretenimento (cultura e arte), que ficava reclusa apenas ao espaço social físico mínimo possível, e as folhas de papéis impressas e xerocadas. Agora, nós temos essas folhas de papel, temos o meio eletrônico, temos outros modos de divulgação, e expandimos até o antro-mór e máximo dos meios de comunicação possíveis! Aí você tem: Escrita, música, quadrinhos, filmes, animação... Tudo feito, exclusivamente, por quem sabe e gosta de fazer o que faz, e que geralmente, não ganha PORRA NENHUMA com isso!!!

Agora, vem a questão, por que fazemos isso, se... Poderiamos, assim como os outros, darmos ouvidos e vendermos nossos talentos para ganharmos sucesso (apesar de não ser um sucesso real por aquilo que fazemos) e dinheiro com isso?

Simples! Por amor!

Eu particularmente não acredito em amor sentimental, aquele da namorada para o namorado, ou da namorada pra namorada, ou do namorado pro namo... Você entendeu. A questão é, se você acredita, ótimo. Não me importa, mesmo. O que eu quero dizer é que, existe sim, um amor, que é o amor por aquilo que se faz. Mas este tipo de "amor" andou ficando escasso, ignorado e oprimido, por causa do crescimento do capital e seus marketings cegos, surdos e mudos.

Então, nós, punks do submundo, estamos aqui pra mostrar o verdadeiro amor, por aquele dom que "insiraonomedeumadinvidadeaqui" nos deu!

Nenhum comentário: