Máfia do Yuri






















Ou a internet é um tremendo ovo - o que não deixa de ser - ou existe uma máfia do Yuri, e disso eu tenho certeza. Na verdade, pode ser até meio estúpido em como eu não reparei nisso antes!

Veja bem, comecei meu percurso "yúrico" (isso me lembrou ácido úrico! Éca! :P) pelo fórum chamado SAY (Shoujo-Ai e Yuri), o falecido, que depois retornou das cinzas (acho), mas morreu por falta de popularidade. Mas na época, em que eu tinha uns 14-15 anos, era extremamente popular... E bom, sua Admin (e criadora), Kasumi, é simplesmente, Danielle Hautequest. A atual dona, criadora e sei lá mais o que do ABCLés e outras coisas...

Mas não para por aí... Existia um site de fics originais, cuja maioria de suas autoras eram lésbicas mais velhas (de 30-40 anos) chamado Xana In Box. Esse, assim como o SAY é bem de véia-guarda. E a maioria destas mulheres do XiB, agora estão no ABCLés. Algumas tiveram até os livros "editados e lançados" pela editora do mesmo site e pá...

E não só isso... No mundo mais "atual" (que também não é nem um pouco atual) do Yuri... Havia (e ainda há) o Aino Scanlations. Um subber de mangás e animes yuris, cujo fórum, antigamente, assim como o SAY, era popular. Bom, a Mick, atual Admin do Aino parece ter uma suposta parceria com os sites Moonlight Flowers e Gokigenyou (or something like that). E algumas membros do Goki são antigas membros (e até criadoras) do Aino Scanlations. Inclusive, o Ghost que "trampa" para o Moonlight E Gokigenyou é dono do portal Yuriness. E um dos membros do Yuriness é o fundador de um outro blog translator de doujins yuris, e eles são parceiros das Yurislands... E... PUTZ! D:

Bom, deu pra entender que há uma seguinte questão (bom, isso é só uma hipótese minha):

1. Eles parecem que "combinam" quem vai lançar os mangás, quem lança o que... E pra não haver brigas, quando dois subbers tão lançando o mesmo mangá, parece que eles aguardam o outro site lançar junto, pra não haver confusões.

2. Supostamente, pra fazer um sucesso razoável e ter leitores, o ser humano tem de se juntar nesses grupos (eu própria, traduzo Aoi Hana pro Moonlight, já fui membro do Aino e do SAY, e já escrevi reviews no Yuriness), pra eles "crescerem juntos".

3. Acredito que, se algum ser humano tentasse montar um self-subber, por livre e expontânea vontade, num blog por exemplo, só por diversão... Se por algum acaso, essa pessoa tivesse leitores... Talvez, o blog acabasse arrumando inimizade com toooooodos outros portais/sites/fóruns/blogs da máfia yuri.

4. Ou seja, assustador! D:

OBS: E atire a primeira pedra quem acha que estou errada! E explique o porquê, é claro... u.ú

Um comentário:

Joyce disse...

Acho que não é que arrumaria inimizade com todos os outros, até porque, você também tem toda a sua fama e talz, e as pessoas te conhecem.
Mas assim, o que acontece é que tem um acordo entre os fansubs mesmo. Bem senso. Com certeza quem tem mais fama vai ter a maior popularidade e mais número de downloads de seus trabalhos. É como socar uma parede. Então é mais fácil procurar projetos diferentes.
Sobre a questão de todo mundo conhecer todo mundo, é fato. Que culpa eles tem se são os únicos interessados a seguir com projetos para os gênero. E o fato de se conhecerem é bem pelo interesse em comum. Esse mundo é um ovo mesmo. Eu mesma testemunho isso, sempre conheço alguém de sites o gênero.

A união faz a força! Então, quanto mais unidos pra o mesmo objetivo melhor. Caminhar junto é o que importa!