Aoi Hana - Sim, mais um post sobre! =D

Por que Aoi Hana é completamente lindo e perfeito, e pode SIM ser considerado o melhor mangá Yuri EVER!?
Simples. Porque em Aoi Hana não há coisas como (pegando exemplos):

- Enrolol abusivo (Girlfriends):
As duas personagens principais se beijam. Certo? Uma beija a outra uma vez, faz uma pseudo-quase-confissão, elas ficam sem se falar, brigam e tal, depois voltam a ser amigas, aí a outra beija ela de volta, e faz também uma pseudo-quase-confissão. Conclusão: As duas ficam juntas? ERRADO! A que primeiro beijou e que foi beijada na segunda vez, acha que a outra só fez isso por "peninha" dela (já beijou seu amigo por pena hoje?), e enquanto uma compreendeu "vossa mensagem" a outra fica de nove horas achando que ainda não é amada. AH! FAÇA-ME O FAVOR, NÉ!? Por sorte a autora parou de tentar vender mais volumes do mangá e percebeu que não tinha que enrolar mais, e por isso, conseguiu CORRIGIR TODA A MERDA QUE FEZ e fechou com chave de ouro e um ÓTIMO final com quase ORANGE!!! Parabéns pra ela... Em compensação, outra, tá fazendo merda até agora...

- Enrolol MAIS QUE ABUSIVO E DESNECESSÁRIO (Sasameki Koto):
Cara, pega Girlfriends e tira essa conclusão genial da autora que o enrolol já deu o que tinha que dar... Sasameki! Pqpqpqpqpqp!!!! Cara, SK tem os mesmos números de caps e vols que Aoi Hana, praticamente! Sai, praticamente, na mesma velocidade (lesma + tartaruga = PQPQPQP!!!) e MESMO ASSIM, em Aoi Hana, a Fumi já ficou com a prima (Chizu-Chan), já ficou com a Sugimoto e agora tá praticamente ficando com a Ah-Chan! Enquanto isso, com 30 e TODOS capítulos, as PUTAS de SK SÓ DERAM UM BEIJINHO COM MÁSCARA DE ULTRAMEN UMA NA OUTRA!!! FAÇA-ME A DROGA DO FAVOR, NÉ!??!?! ISSO É O QUÊ!? MARIMITE!?!?! CARAIO!!! D:
PS: E pra completar, a autora, não satisfeita em vender mangá de enrolol, com 30 e todos capítulos, me coloca o quê!? OUTRO TRIÂNGULO AMOROSO ENVOLVENDO UMA DAS PRINCIPAIS!!! Parabéns pra ela! =D Péssima escritora, pqp!
PS 2: Ou seja, um mangá que tinha TUDO pra ser fodão - eu adorava SK no começo, era hilário e a história era muito foda - ficou uma merda - mas eu mudei totalmente de ideia atualmente, o enrolol é insuportável!!!

Ou seja, se em Aoi Hana, a Fumi e a Ah-Chan se beijassem DUAS VEZES, como em Girlfriends, elas, COM TODA CERTEZA, não seriam estúpidas de pensar que uma estava com peninha da outra... Aoi Hana é realista, elas pensariam: 'CARALHO! AH-CHAN/FUMI-CHAN GOSTA DE MIM!' E ponto. Porque é isso e acabou.

E ou seja 2, se em Aoi Hana, a Fumi pedisse pra Ah-Chan pra beijá-la DE NOVO (sim, porque em SK foram DUAS VEZES!) com a máscara do ultraman, no MÍNIMO, a Ah-Chan diria pra Fumi deixar de ser songa-monga e beijá-la FOR REAL! Porque a Ah-Chan não é burra e a Fumi muito menos!

Ah, sim... E a autora de Aoi-Hana prefere desenvolver a história lentamente, mas com precisão e realismo, do que ficar enganando leitores e vendendo mangás com enrolóis sem sentido.

- Clichêzões de Mangá Yuri:
Ok, você vai dizer... "Tem sim! Tem uma macha, que também é superpopular, tem uma tímida e uma hiperativa, elas tão em colégios femininos e blablablabla...". E eu vou dizer: Você é um loser. Aoi Hana usa esses clichês, mas logo depois, MATA eles na unha! É como o próprio mangá mostra, zoeiras com clichês, tipo:
* O irmão da Ah-Chan pergunta a ela se as pessoas se cumprimentam falando "Gokigenyou" (Oi, Marimite?). Mas ela diz que apenas as do jardim chamam as do ensino médio de "Onee-chan".
* A história mostra que toda a popularidade da Sugimoto não foi mais que uma mera consequência dela ter se "tornado masculina" (algo como "garotinhas idiotas gostam de mim, só porque eu pareço um homem"), e o pior de tudo, é que além dela não ligar relativamente pra isso, essa popularidade é uma faca de dois gumes, pois, no final das contas, ela nem é lésbica. E tudo o que ela fez - no sentido de se masculinizar - foi pra chamar atenção de um homem.
* Ah-Chan que é a mais baixa é a mais madura, e apesar de sua hiperatividade, ela não tem nada de louca, ela é uma das mais centradas da história.
* Fumi-Chan que é a mais alta, passaria facilmente pela "personagem clichê tímida", poréééém... Na história mostra que isso é meio que só uma fachada. Ela é tímida, mas ela tem um lado interior super mais "safado" que a Ah-Chan.
* E sim, elas estudam em colégios femininos. Mas se fosse por isso, todos os animes seriam clichês, pois TODOS têm vida escolar. Ou pelo menos 99% deles tem alguma coisa ligada ao fato. E quando nos referimos a um Shoujo... Mesmo que seja Ai, esse número aumenta fatídicamente.

- Mentiras de "Desenho" (Strawberry Shake Sweet):
Eu sou extremamente fã de SSS. Ri LITROS com todo o mangá, e acho que depois de Aoi Hana, perfeição é SSS. É um mangá hilário, sem enrolol - abusivo, e um final pra lá de lindo, maaaaaas... Se tratando de um mangá de comédia, já dá pra esperar váááárias coisas bizoooonhas e inexplicáveis! Como as aparições repentinas da banda Zlay, entre outros... E bom, essas são as chamadas "mentirinhas de mangá/anime", vamos resumir "mentirinhas de desenho" em geral. Estilo, o Jerry do Tom e Jerry tirar um martelo gigantesco, 5 vezes o tamanho dele, de um "bolso", sendo que ele nem usa roupa alguma e dar uma martelada no gato. Compreende? Mentirinha de desenho. Todo anime de comédia tem VÁRIAS dessa. Mas às vezes, com animes sérios, como Girlfriends ou Sasameki também rolam umas coisas assim. Não tão fortes, mas rolam... Eeeeeeee... Com Aoi Hana não rola! Exato! Outra coisa cool de Aoi Hana é que é um desenho sério, que tem suas pegadas - mesmo que nem sempre - de comédia, é um anime razoavelmente dramático (coisa que gosto), mas é INCRIVELMENTE verdadeiro! Tudo! As personalidades das personagens! As situações são até imagináveis NA SUA VIDA, NO SEU DIA-A-DIA, tudo completamente real! Os sentimentos totalmente palpáveis! Os acontecimentos passíveis à identificação de QUALQUER espectador! Ou seja, é uma coisa deliciosamente bem escrita, construída, desenhada, tudo...!!! >< /uie!quetesão!

- Personagens "Cenário" (Sasameki Koto):
Vou resumir, como escritora-amadora, o plot de SK: Sumi (nome idêntico ao da Fumi, sem contar na aparência, né?) é apaixonada há anos por sua amiga de infância Ushio. Ushio curte várias garotas fofas, menos Fu... Er... Sumi. Durante a série, tirando as duas amigas delas sapas-assumidas e o único casal que presta mesmo na história, aparecem vááááários personagens secundários. Todos muito a fim da Sumi. Se você notar, 80% da história gira nisso: Em personagens secundários apaixonados pela Sumi. E são eles que vão começar a, magicamente, alimentar o ciúmes (?) da Ushio por ela. E só. Pronto. É isso. Sasameki é SÓ isso. Tipo, e quem são esses personagens que eu falei? Bom, tem vários: O garoto que se veste de garota, a Aoi (que era que eu mais gostava, até então), Lotte, e atualmente, a garota de cabelo preto que eu nem lembro o nome, mas que tinha que ficar com a loirinha-gentil... Báh! Nossa! Quanta criatividade, hein!? ESSA É A PORRA DO PLOT! Ou seja, na verdade, na verdade, só tem mesmo DUAS personagens principais! Aí vc vai dizer "E Aoi Hana tem só a Fumi e a Ah-Chan, o resto é cenário também", aí eu vou te mandar tomar no cú de novo. Em Aoi Hana a gente tem "blocos", e nesses "blocos" o foco da história, e logo, as personagens focadas, mudam horrores! Mas se você analisar como eu estou falando, você vai sacar que, as personagens "principais" são: Fumi, Ah-Chan, Sugimoto e Ikumi! Exato! São, na verdade, quatro! E são elas que vão se conectando nos outros personagens, que acabam, ganhando eles também uma espécie de história! Tipo: Fumi namorava com a prima (outra personagem se forma), e num determinado momento somos apresentados ao drama pessoal da prima e seus problemas com a família, de casamento, de não assumir o que realmente sente pela Fumi e fugir, e etc. Ou então, Ah-Chan fica amiga de Ikumi, e através dela conhece Kou, seu "noivo", e nisso, surge um novo Plot, uma nova história, explicando o passado de Kou com Ikumi, porque ele gosta tanto dela quanto gosta, o que se passa na cabeça dele, e etc. E assim vai caminhando, até no final ter 4598458904095854 personagens. E nenhum deles ser TOTALMENTE cenário, pois, todos têm uma história, pensamentos, sentimentos... Estilo NAE! Claro, sempre vão haver personagens mais e menos interessantes, ter TODOS os personagens fodásticos é absurdamente impossível! >< A não ser que tu seja um baba-ovo mesmo!
PS: Um outro bom exemplo disso são os extras de Aoi Hana (que eu invariavelmente não traduzo), que se chama "Little Women" que conta, acho - nunca reparei bem nos extras, a história das irmãs da Sugimoto quando novas! Viu só? Até elas têm histórias ainda mais profundas no meio da trama toda!
PS 2: Ou seja, o Plot de Aoi Hana, dificilmente, pode ser totalmente "resumido" como eu fiz com SK, porque se eu resumí-lo, acabo perdendo algum detalhe importante da vida das 4 principais! O que já não acontece com SK e outros mangás yuris por aí...

- "Bonito sapato, quer transar"?
E apesar de AH não ter um plot super-ultra-mega-ômega-enrolol como SK, também não é do tipo "Bonito sapato, quer transar"? Sim, porque eu já li altas one-shots ou mesmo doujins ou mesmo mangás ou mesmo fanfics em que as pessoas fazem o total oposto de SK e GF, elas não ligam pro desenvolvimento, pros sentimentos, pra porra nenhuma... Elas só querem colocar as personagens se pegando e ponto! Mas Aoi Hana não é assim... É verdadeiro, é realista, é sentimental, é romântico quando tem que ser, e é sensual quando tem que ser... Exibe cenas de nú, mas não exibe aquelas cenas de sexo explícito totalmente "cruas". É a poesia e a prosa, mas não é um livro de Charles Bukowski (apesar d'eu amar CB! :x~)! Lembrando que isso é uma história de SHOUJO-AI, e não ORANGE! E nessa você vai ver: Triângulos amorosos, traições, mentiras, desenrolo amoroso, declarações, dramas, dores de cotovelo, presentes, dia dos namorados, natal, mais presentes, quadriláteros amorosos, inveja da irmã, casamentos, e etc, etc, etc. Ou seja, um prato cheíssimo para fãs do gênero! ^^ TIPO EU!

So... Da próxima vez que for falar mal de Aoi Hana! Pensa bem nos outros mangás do mesmo estilo! Pensa bem nos outros animes! Porque se AH não tivesse sido cortado - o anime - e a história tivesse sido exibida como no mangá, com certeza, seria considerado um dos melhores do gênero por muito mais pessoas!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nem preciso dizer xD que odeio enrolol...E tem muitos animes yuris e não yuris por ai que só sabem fazer isso +_+ Eu Gosto de aoi hana^^ Não acho que seja enrolol.. acho que o sentimento vai fluindo aos poucos..Não é como vc disse de sasameki..que a boneca beija a mascara e tal e que ta na cara a garota gostar dela.. e aparecer personagens novos que é so pra encher linguiça.Marimite nem vou comentar +_+ Mas vai ter sempre um fdp invejoso =x querendo falar bobagens.. Te amo Linda^^ Aoi hana S2!! Minha Fumi chan ^_^

Anônimo disse...

autora de SK é amadora? por favor ne... essa sua analise foi bem generalista. SK é real sim, fala mto bem do preconceito sofrido nas escolas, e as personagens ñ precisam ser todas pra frente para serem iguais ao mundo de hj, existem pessoas como a sumika, desiludidas e loucamente apaixonadas,e pessoas que custam a aceitar que estao apaixonadas pela melhor amiga, no caso da Ushio. Sumi-chan sofreu pressao por parte do pai, que queria que ela casasse, mas ñ é possivel pq ela quer viver com a kazama, existe todo esse dilema no manga que é TOTALMENTE REAL, manga bom ñ é manga que mostra beijo e personagens pra frente, SK é lindo pq mostra o amor se desenvolvendo, o passado sumi-chan mostrando como ela se apaixonou pela ushio é fantastico, mostra como a gente geralmente luta contra esse sentimento... os pensamentos das personagens são como pensamentos dos jovens sim, msm que tenha o msm tanto de capitulos que aoi hana e ñ mostrou nenhum bj ñ quer dizer que é ruim, olhar so esse aspecto é ridiculo, manga shoujo (-ai, yuri, etc) tem muito mais a mostrar do que isso, os seres humanos sao diferentes e possuem relaçoes diferentes, vc ñ é obrigada a gostar, mas pelo menos mostre argumento melhores e ñ generalistas, sugiro vc a ler SK novamente com um olhar diferente, a autora é fantastica,ñ ha necessidade alguma de falar essas coisas dela, pois ñ é verdade, vc verá.... SK ñ é simplesmente enrolaçao, tem historia por tras disso aí!

AArK Cianwood disse...

Eu chamei ela de amadora? Falei que ela é uma péssima roteirista! E eu não nem aí se vc não compartilha da mesma opinião! Alguém que só sabe encher lingüiça pra vender é ruim roteirista mesmo!
Nossa... Super preconceito... Pra mim, a plot resume-se na Ushio dando em cima de todas as outras garotas que não a Sumika, a Sumika gostando dela platonicamente e várias personagens secundárias gostando da Sumika pra fazer um triângulozinho! Wooow! Que plot fantástica! Tudo a ver com preconceito! X_X
Quando eu falei que pra um mangá yuri ser bom as personagens têm de ser pra frente? Vc já leu Aoi Hana? X_X
Vc falou isso da Sumika, suponho, porque está se identificando... Desculpa se eu magoei seus sentimentos falando mal de SK... Não era minha intenção! :P
Vc não precisa me contar a plot da parada, eu li a porra toda...
Onde eu falei que era mostrando beijo que se faz um bom yuri? Só falei que o enrolol já deu o que tinha que dar. Você não sabe interpretar textos corretamente e a culpa é minha?
Eu nunca olhei só esse aspecto, inclusive tenho outro post falando exatamente sobre isso. Mas vc não se preocupou em ler, né?
E se vc acha que essa plotzinha imbecil de SK faz dele um anime incrível, vc realmente precisa rever seus conceitos de mangá yuri... Nem vou comentar mais a respeito.
Você não quebrou nenhum dos meus argumentos com nada que disse. Interpretou errado o que eu disse e ainda falou de coisas que nada tem a ver, como ficar me repetindo sobre o que a série é - pra você que se identificou com ela - e apelou pro lado sentimental. Isso pra mim é tão válido como argumento como bocejar.
Passar bem.