Texto da minha namorada Hannah sobre a proibição de Emoticons do Nyah


"A internet criou um meio social único que liga pessoas de vários cantos do planeta e, como tal, também necessita de adaptações para a expressão correta de cada coisa que se quer dizer, sendo numa conversa ou num texto. Para demonstrar emoções e sentimentos surgiram os smiles e emoticons, feitos pela combinação de caracteres do teclado, capaz de ser entendido por qualquer pessoa no mundo e, por isso, usados em sites e textos por toda a internet.
Impor regras ao uso dos emoticons num texto simplesmente porque acha informal ou incorreto é limitar as ferramentas e até mesmo a criatividade do escritor. É não respeitar a sua liberdade de expressão como criador, como falante de uma língua que se mostra múltipla e, ainda sim, como forma escrita, insuficiente para caracterizar todos os aspectos utilizados na fala, como sentimentos e emoções. É não entender que, quando publicamos algo na internet, estamos adentrando numa rede com suas próprias particularidades para se fazer entendível ao mundo inteiro de forma instantânea e simples. Um :D é muito mais eficiente do que a explicação que se poderia dar a respeito. É rápido, autoexplicativo e universal. Querer negar e impedir formas comunicativas tão presentes no meio em que se dispuseram a criar um site é como viajar para Minas e não querer que o mineiro fale ou escreva "uai", é criar um preconceito arredado em implicações arcaicas não levando em conta as características do meio; é um infundado desrespeito à comunidade virtual e ao modo em que ela se expressa.
Que tipo de falta de liberdade é essa? Que vontade incoerente é essa de regular a forma de expressão de toda uma comunidade? Por acaso vivemos numa época de censura virtual e ninguém nos avisou? Ó, pomposos representantes da Academia Brasileira de Letras do Nyah, donos de uma opinião irredutível, certo é ter respeito aos escritores que publicam no site porque eles não precisam se adequar aos padrões de linguagem impostos por vocês e sim o contrário. Posso usar regionalismos e criar neologismos, posso errar no português até. Posso escrever uma linha apenas ou um texto enorme e adicionar 1, 2, 3, vários emoticons onde EU quiser, se EU achar necessário. É a MINHA forma de expressão, é a MINHA liberdade como escritora e, quando EU escrevo, vocês não tem nada a ver com isso. 
Acho que o que estão fazendo por aqui configura crime, segundo a constituição. Não sei qual é o direito que possuem sobre os nossos textos para até deletá-los sem a nossa permissão. Se eu fiz um emoticon, mas não infringi nenhum direito universal escrevendo, fiquem longe dos meus escritos. Grata. :)"


(Hannah Granado - 2011)

Nenhum comentário: