Real Friend ou... A Sem Perspectiva.

- Oi.

- Olá.

- Tudo bem com você?

- Não exatamente. E você?

- Não importa.

- Por que?

- Não importa, falaremos de você.

- ...

- Por que não está bem?

- Porque estou sem perspectiva.

- Como assim?

- Meu futuro não parece sólido.

- E por que?

- Falta de confiança em mim mesma, acho...

- O que você quer?

- Que meu futuro se concretize da melhor maneira possível, e do jeito que eu espero que ele seja.

- E qual é o jeito?

- Eu sou boa em uma coisa, e quero ganhar por ela. Quero ser independente. E quero me livrar das amarras que me prendem... As cobranças.

- E por que você não luta?

- Porque não tenho esperanças. E porque eu tenho uma doença.

- Doença?

- Sim. A doença do tempo. Lá fora, o tempo passa. Aqui, dentro de mim, da minha mente, pareço estar estagnada.

- Isso é uma doença?

- Sim. É a minha doença. A doença da falta de confiança. A doença da desistência, antes da tentativa. A doença do niilismo.

- E você já tentou não ser assim?

- Não consigo.

- Certeza?

- Sim.

- Certo. Então... O que você pretende fazer?

- Eu não sei. Estou sem perspectivas. Eu vou levando, e talvez... Se um dia, alguma coisa der certo, quem sabe assim, eu não consiga recuperar o tempo perdido.

- Será que nenhuma outra pessoa pode te ajudar com isso?

- Como!? As pessoas são egoístas. Elas só pensam em si mesmas. E eu sou uma delas, eu também sou assim. Portanto, vamos andando... Um mundo inteiro de 6 bilhões de pessoas sozinhas.

- E egoístas, e hipócritas, e egocêntricas...

- Exatamente.

- Mas você tem certeza que ninguém se importaria? Você já não conheceu pessoas que se importaram?

- Em primeiro caso, não foi na verdade "se importar". As pessoas têm interesses em risco. Elas têm motivações que as levam se interessar por outra pessoa em um nível anormal. Bom, não deveria ser anormal, mas é, porque, como eu já disse, as pessoas são egoístas. E de uma certa forma, ao mesmo tempo, a culpa não é delas. E a culpa não é minha. Elas podem me ajudar, mas diretamente, isso não é efetivo.

- Mesmo se elas te mostrarem que você pode ter alguma auto-confiança? Mesmo que elas te demonstrem que elas realmente se importam? Mesmo que seja por "um interesse a mais" delas?

- Se importar pra mim, é pressão. E pessoas que se interessam demais nesse sentido, são sempre umas ignorantes com relação a você. É muito mais fácil você gostar de uma imagem criada na sua cabeça, do que na realidade. E se todas as pessoas pudessem ver a realidade por detrás dos olhos de uma pessoa "adorada", elas certamente, ficariam ainda mais frias e insensíveis com as pessoas (com essa pessoa em específico, também), depois disso.

- Então, você tem plena consciência de que... As pessoas que se importam, ou supostamente se importam, porque tem uma "vontade subentendida", não te conhecem? E portanto, não podem ser boas o bastante para te trazer auto-confiança, usando de artíficios para te elogiar ou te superestimar, já que é tudo, aparentemente, uma criação das mentes delas?

- Exato.

- Mas então, se você pensa assim, e tem plena consciência disso... Por que faz o mesmo que essas pessoas?

- É mais uma das artimanhas, das "teias", que te levam a ser humano. Isso, o egoísmo e a hipocrisia. Não tem jeito... Todos estamos atados a isso, não importa o quanto tentemos fugir. É da raça humana. Isso que é ser humano.

...

Nenhum comentário: