Yuri Topic

Eu estava lendo um texto fodidaço que eu gostaria que vocês lessem, mas pra quem não arranha tão bem no inglês (ou quem simplesmente tem preguiça), postarei alguns trechos aqui traduzidos do mesmo, só pra comentar...

Esse é o texto (só clicar).

A questão é... CARALHO! DISSE TUDO, PORRA!!!

Inicialmente, ele/ela disse no post que não considerava Yuri nenhum anime chamado "Moe" ou "Trágico" como Yuri. Bom, eu considero, e é só nisso que nossa opinião difere. Mas tirando isso, concordo com muita coisa...

Por exemplo, ela/ele foi se referindo e citando os animes através do tempo... Disse algo que eu já sabia: Que os primeiros animes yuris foram todos trágicos ou "falsos", o chamado "Moe", com sentimentos indiretos, incertos, nenhuma declaração... À exemplo do "melhor clássico" do tipo: Marimite.

E disse mais, algo que eu notei também... Em animes "comuns", os chamados Shounens e Seinens, hoje em dia, cada vez mais, há casais completamente lésbicos ou nas "surdinas"! Porque parece mesmo que, depois de animes como Candy Boy e etc... Foi acarretado um novo BOOM dentro do Yuri, em que os casais, necessariamente, não precisam ser tão "fechados" assim, e muito menos, morrerem no final! Por isso que no ano passado saíra a leva dos: Sasameki Koto, Kanamemo, Aoi Hana e etc...

Agora, o que eu realmente adoray no post, foi o fato de ter pensado a mesma coisa que eu! Pode parecer óbvio, mas... Por que, simplesmente, os animes yuris se resumiam à isso?

- Moe -> Anime Yuri indireto... Tinha, mas não tinha, yuri?
- Trágicos -> O casal yuri morre no final.
- Putaria -> Isso nem deveria ser chamado de yuri, afinal, não é?

Ela/ele explicou, usando como base um post de um amigo, que explicava sobre a fatia de pessoas que jogava jogos eróticos... Vou colocar o post traduzido aqui:

"Aparentemente 27% dos jogadores de 'visual novel' são mulheres. Agora, eu acredito que eles apenas estejam contando os jogos héteros, porque, estatisticamente, se eles incluíssem os jogos Yaoi..., haha. De qualquer forma, ajuda a mostrar que os melhores jogos "visual novel", podem ser curtidos por qualquer um (Eu diria que o mesmo se aplica para jogos Yaoi, mas como é usual, as mulheres estão mais dispostas a explorar as relações sexuais masculinas, do que os homens explorarem as femininas). Demograficamente, eu acho que os jogos eróticos podem ser "quebrados" em três categorias: 1) Jogos héteros direcionados a homens, com protagonistas masculinos, 2) Jogos Yaoi direcionados a mulheres, com um protagonista homem, 3) Jogos hentai hétero direcionados a mulheres, com uma protagonista mulheres. O que usualmente é chamado de "jogo otome", e eles são a menor categoria, mas mais e mais tem saído "releases".

O que é curioso e meio triste é a quase total inexistência de jogos Yuri. Você acha que as jogadoras mulheres podem gostar de jogar como um homem nos jogos Yaoi, e então, os jogadores homens não se importariam em jogar como uma garota em jogos Yuri, mas não parece o caso. Eu vejo uma imensa quantia de comentários (frequentemente de jogadores) que eles precisam de um protagonista homem para se identificar com, ainda que quase-yuri como Otoboku, onde o personagem principal se "traveste"."

Ou seja, logo depois deste relato é possível perceber a ideia seguinte do autor/autora do post... Veja bem, vou tentar traduzir melhor em minhas palavras...

- Leitores garotos -> Gostam de Shounen, porradaria...

- Leitoras garotas -> Gostam de romance.

- Leitores garotos -> Gostam de relacionamento hétero, ou yuri - ESTILOPUTARIA.

- Leitoras garotas -> Gostam de relacionamento hétero (do tipo mais romântico possível) ou YAOI.

Ou seja, qual fatia sobra pro yuri romântico, sem ser putaria, ou sem ser trágico ou moe?

Lésbicas. At all. E quando eu digo isso, me refiro A GRANDE MAIORIA, e não a duas ou três pessoas em específico... É só ver nos fóruns de discussão yuri, nas comunidades... A maioria são mulheres lésbicas, bissexuais, curiosas (mais pra lá do que pra cá), e não homens (estes são poucos no meio, e a maioria quer mais é ver putaria mesmo! - com todo respeito!).

Por isso que até então, este estilo quase não foi explorado da maneira que gostamos... Mas assim como o autor (ou autora) do texto disse, de uns tempos pra cá um OUTRO TIPO de yuri foi explorado, sendo "fincado" no meio dos outros estilos, de uma maneira não trágica ou moe, pra simplesmente, conseguir explorar -financeiramente- o Yuri, de uma forma vendável, e agradável -para os verdadeiros fãs! E é dessa parcela que saíram quase que em massa, animes como Aoi Hana e Sasameki! Ou "maisdoquemoe" como Saki e Hidamari!

Bom, a questão no final das contas é... Será que poderemos então, esperar um futuro "mais brilhante" para o Yuri?

Um comentário:

Digibrony disse...

I'm glad you enjoyed my post! I think you should also check out the post that got trackbacked to in my comments section because they have some conflicting opinions that can help you form a more balanced opinion of your own.

Or maybe you did read it, google translate isn't the best way to read a blog post, ehehe