Religião, Bíblia, Espiritualidade, Deus

Bom, aqui estou eu novamente falando desse assunto. Eu sei, eu sei, muitos dos meus leitores (se é que eu ainda tenho neste blog) já devem estar de saco cheio, mas o que me fez voltar à morte da bezerra é que... Atualmente, posto muitos questionamentos ateístas no Facebook. E vez ou outra, surge algum amigo, parente ou conhecido meu "revoltsdepedra" pra reclamar sobre meus questionamentos, enquanto eles próprios, postam quase sempre coisas como "Jesus, eu te amo!", "O Senhor é meu pastor!" e coisas do tipo, e eu não surjo nos comentários deles pra ficar dizendo que Deus não existe e etc, mas tudo bem... Bem, quando esse povo surge nos meus comentários pra protestar contra o que eu postei, geralmente, caímos numa discussão ideológica. Então, por causa disso, resolvi postar isso aqui e deixar claro de uma vez por todas, o que eu penso com relação a religião, Deus e etc.

Bem, vamos começar... Eu sou Agnóstica. AGNÓSTICA. Eu não sou ateia! Eu posto ideais ateus, eu gosto de questionamentos ateus, foi o ateísmo que me fez começar a questionar as coisas, ao invés de só aceitar e calar a boca, mas EU NÃO SOU ATEIA! Claro, achar que eu sou, não me ofende, a questão é você usar isso numa discussão contra mim, sem saber a minha real posição religiosa. Isso sim, não é nada agradável. Portanto aprendam, sou agnóstica (sim, disse mais uma vez para os burros entenderem). E por que raios sou agnóstica se eu concordo tanto com os questionamentos ateus? Bom, porque NEM TODOS os questionamentos ateus me agradam. Nem TUDO o que os ateus seguem, me apetece. Ateísmo pode ser minha maior luz, e é mesmo, mas ainda sim, tem algo em seu conteúdo que não bate com a minha ideologia. That`s it. Por isso, eu prefiro ser alguém que questiona e mantém a mente aberta, do que alguém que simplesmente não acredita em nada e acabou. Eu pego das religiões aquilo que elas podem me ensinar de bom (algumas, quase merda alguma, eu sei) e jogo fora (e critico) tudo o que há de ruim. Inclusive, as religiões que eu mais respeito (porque pra mim, são as mais dignas de respeito) são: Espiritismo e Budismo. Elas não exigem que as outras pessoas ENTREM na religião delas, e por isso, não ficam fazendo comercial, entregando panfletos na rua, acordando você num domingo de manhã para "convidar para seu centro de mesa" ou "sua reunião budista"; elas não acham que todas as outras religiões estão erradas ou simplesmente são satanistas ou coisas do tipo; e por fim, elas estimulam a QUESTIONAR as coisas, principalmente o Espiritismo, enquanto em outras religiões (pra mim, as piores, Catolicismo e Evangelismo) isso é considerado pecado. Pecado? Pensar é pecado? Questionar é pecado? Faça-me o favor!

Bom, agora que está bem claro meu posicionamento religioso (eu acho), vamos falar sobre Bíblia. Este livro pra mim é definitivamente muito tenso. Sei que vão haver pessoas que vão cair matando em cima de mim, dizendo coisas como "A bíblia é a palavra de Deus, como ousa?" ou então "Há coisas boas na bíblia! Ensinamentos e palavras de conforto e blablabla!", e vou dizer para essas pessoas, EU JÁ LI A BÍBLIA! Pra começar, a bíblia não é a palavra de Deus. Se fosse, Deus seria um sujeitiinho muito Egocêntrico, carente de atenção, autoritário ao extremo, vingativo ao extremo também, dentre outras coisas muito tensas. Eu não vou citar provas disso, recomendo que apenas leiam a bíblia, e pros preguiçosos (porque tem muito Cristão que não leu a droga do próprio livro sagrado, que apenas deixa o Pastor e Padre escolher um capítulo e versículo e tudo o mais, para ler num dia de missa ou qualquer coisa do tipo), tem um site bom pra você: http://www.bibliadocetico.net/ - Neste site, você vai encontrar: Atrocidades, contradições, historiecidades dementes, dentre outros problemas da biblia, e isso também mostra que ela não pode ser a palavra de Deus. Porque, ele é supostamente perfeito, né? Então como pode permitir tantos erros e tantas atrocidades? Aí vem a resposta pra segunda pessoa, a bíblia pode sim, e tem, alguns textos bons, frases boas, que trazem coisas boas e etc. Mas isso é a GRANDE MINORIA! A grande maioria fala de guerras, de um Deus vingativo matando pessoas, de pecados, de morte... Tudo o que há de ruim! Se você não acredita, há testes que foram feitos, que provam que na bíblia cristã, Deus  "mata" mais do que o Diabo: http://www.paulopes.com.br/2007/08/na-bblia-deus-matou-2270369-pessoas-o.html - Isso mostra que... Deus não pode ser necessariamente amor, ao menos, não o da bíblia. Por causa disso, que eu me recuso a gostar ou acreditar nesse livro. Por mim, ele pode virar só um patrimônio histórico, literatura antiga, mas nada de guia de ética e moral humanas, porque... Putz! Ele tá longe de ser isso! Mas, vamos parar de blablabla e irmos para o próximo ponto.

Eu acredito que, as pessoas podem ter espiritualidade dentro de si, sem necessariamente precisarem de religiões e dogmas e livros sagrados. Isso porque, religiões segregam pessoas. Dogmas limitam as pessoas, tiram a liberdade delas, criam regrinhas estúpidas, que às vezes, causam fanatismo, causam catástrofes, atrocidades como a Inquisição, coisas que são desnecessárias. E livros sagrados, foram escritos por outras pessoas, logo são falhos e pecadores igual a elas. De boa, não acredito que ninguém precise disso para ficar bem com sua própria espiritualidade e aquilo que elas acreditam ser Deus. E se você for ateu e acreditar que espiritualidade é algo desnecessário pra você, ótimo também. Religiões e Dogmas tornando-se inexistentes, vão deixar de fazer as pessoas acharem que as outras têm de ser obrigatoriamente da mesma religião que elas, acreditar no mesmo Deus que elas, quando a palavra máxima que deviam aprender é: RESPEITO. Eu tenho a minha espiritualidade, ela pode ser alardeada por coisas muito mais óbvias e céticas e tudo o mais. Claro que é, sou questionadora. Não vou ficar rezando ou orando para Deus me ajudar com tudo, principalmente, com coisas que eu mesma posso fazer. Gosto disso, de ter que contar comigo mesma, é uma boa sensação, algumas pessoas deveriam experimentar. Eu sei, muita gente não consegue "se segurar" só com isso. Por isso que eu digo, tenha sua espiritualidade então. Mas não pense você que as pessoas têm de ser éticas só por causa de Deus ou religião. Ateus também são éticos. Isso é humano. Você deixar de cometer atos ruins, apenas por medo de ir para o inferno, não te torna uma pessoa nada bacana. Em resumo, pra mim, a única frase da bíblia que realmente deveria ser levada a sério é: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem consigo".

Deus. Deus pra mim, se for como o Deus bíblico ou o Deus dos cristãos, ele não existe. Prefiro acreditar em coisas mais nobres, em coisas mais... Divinas. Do que nessa criatura humana, profana e egocêntrica que os Cristãos criaram. Talvez exista algo superior, talvez não, talvez exista algo inexplicável "no nosso nível", talvez não, talvez nada exista, mas eu acredito que há algo... Algo fora do comum. Conhecemos tão pouco, temos ainda tão poucas provas, o universo é tão grande, não há como eu tentar ser tão limitada assim. A questão é... Minha mente está aberta pro que der e vier. Se algo além disso tudo se mostrar real, eu não vou tentar negar veemente, mas enquanto não se mostra... Eu estudo e procuro.

Nenhum comentário: