Protestos e minha opinião sobre


Os protestos se iniciaram na internet, calando todos aqueles que diziam que éramos apenas "ativistas de sofá", fomos pra rua num turbilhão, levando tudo (e todos) que passavam. Primeiro tudo começou meio tímido em alguns poucos lugares, contra o aumento das passagens (o famoso 20 centavos). Tinham também como inspiração as revoltas da Turquia e da Grécia. As pessoas esqueciam-se que muito antes desse turbilhão do "Gigante acordou", já haviam vários outros protestos rolando (contra a homofobia, contra o machismo ou seja a marcha das vadias, e etc), mas nenhum exerceu um poder estrondoso como esse. Por que? Acho que pela heterogeneidade que esse protesto já tinha de berço. Anarquistas, comunistas, e até mesmo direitistas, apartidários em geral, todos se unindo em um bem comum. Homens, mulheres, idosos, crianças, adolescentes estudantes, todos juntos, afinal, todos sentiam na pele (ou tinham empatia) com os outros que pagavam tais passagens caríssimas e usufruíam mesmo assim de um serviço tão precário e mal tratado pelo governo (e pelas empreiteiras filhas da puta por trás).

O que eu achei disso? Achei o máximo! Achei incrível as pessoas finalmente se revoltando, se unindo por um bem em comum e cada vez mais cidades, mais estados! E então, os vinte centavos deixaram de ser vinte centavos, graças a revolta pelas Copas, as pessoas enxergavam que precisavam lutar contra muito mais: A educação precária, a saúde no mesmo barco péssimo, a corrupção dos políticos em geral, esses investimentos exorbitantes na tal copa, enquanto no resto que precisava, nada... E por aí vai. Então, o gigante realmente surgiu! E além de vários países (ou brasileiros nestes vários países) resolverem ajudar, apoiando e protestando também, mais cidades se revoltavam dentro do gigante, trazendo junto mais e mais pessoas (e mais e mais dias de revolta!)! Tudo seria lindo, até que...

Não, não vou falar de vândalos, muito pelo contrário. O que aconteceram nos primeiros dia de protesto? O protesto estava pacífico e então, os policiais da tropa de choque SIMPLESMENTE começaram a agredir os  manifestantes com balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta. Idosos, pessoas desarmadas e não rebeladas, gente de branco, gente entregando flores, repórteres que queriam filmar o acontecimento (e obviamente, os policiais não queriam deixar) e até mesmo ciclistas que só passavam por ali foram alvos dos policiais da tropa de choque, ensandecidos. Daí o povo revidou. E o que saiu nas manchetes?

Haha. Claro que foi "Vândalos protestam", "baderneiros causam caos", "trânsito está parado". Nada foi dito sobre a veracidade dos fatos. Nada MESMO. Até é claro... 8 repórteres da Folha serem agredidos. Então, a mesma resolveu colocar a boca no trombone. Mas isso não foi seguido por quase nenhuma rede da mídia. E até então, as pessoas pensavam isso mesmo: Que todos éramos vândalos que não queríamos protesto pacífico e a polícia só... revidou. Mas todo mundo que tem internet, facebook e estava acompanhando online os fatos sabia da verdade.


E é exatamente ISSO que me irrita. Porque o jogo se revirou depois. De repente, todas as mídias começaram a falar "bem" do protesto. De repente, os políticos que estavam se cagando de medo, começaram a dar seu veredito sobre o mesmo e geralmente um bom veredito, apoiando a causa e tudo. Foi simplesmente... Esquisito. E tudo aconteceu nesse último protesto, o maior de todos.

Enquanto o povo de Brasília brilhava tomando conta do congresso, aqui no Rio, o número de pessoas no centro da cidade foi de mais de 100 mil. Foi uma coisa realmente linda de se ver. E todas as mídias da TV, dessa vez acompanhavam, e ressaltavam pra todos ouvirem que era um protesto PACÍFICO. Mas claro que era, os policiais da tropa de choque foram proibidos de ir e os policiais militares foram proibidos de usar balas de borracha. Mas por que será? O problema é que o povo que só viu a coisa acontecer pela TV, simplesmente, concluiu que foi pra evitar confrontos, que foi pros vândalos não provocarem mais confusões para que os pms não precisassem revidar e mais um monte de baboseiras. Então pra eles foi "Orgulho das pessoas, parabéns, protestando pacificamente"... Como se isso não tivesse sido feito antes!

Daí, no final do protesto (estou falando do RJ), a maioria das pessoas foi embora. E então, um grupo menor, tentou entrar na ALERJ. Os policiais barraram. Daí, as pessoas se revoltaram. Ué... Já tinham apanhado da outra vez, levado gás, spray de pimenta e balas de borracha pelo corpo, é claro que se revoltariam. Veja bem, não é que eu concorde com os atos de vandalismo, mas sinceramente, acham que é sem motivo? Pessoas defenderam os policiais, falaram que eles tinham família, ué... E a repórter que levou o tiro, o garoto que levou o tiro e ficou cego, e o ciclista que foi pego pelos policiais sem motivo nenhum (estava só passando pelo protesto, nem estava participando) não têm família? O povo já estava revoltado por mais e simplesmente estouraram. Claro que eu discordo veemente deles tacarem fogo no carro de um cidadão randômico, porque o mesmo não tem culpa, seja da política, seja da polícia, ele é só um cidadão como outro qualquer, então, ele não merece isso. Agora, os atos de vandalismo? Me responda mais uma vez, você acha mesmo que Dudu Paes e Cabral estão cagando tijolos para as marchas PACÍFICAS?

Amigo meu até comentou, que o mesmo (o segundo) retirou o passe livre dos estudantes, pra depois organizar uma passeata com os mesmos que encerrava na ALERJ, daí de repente, ele esqueceu-se disso...? Isso porque... Quais foram os comentários dos políticos?

Dudu simplesmente disse que seria um gasto exorbitante se o RJ tentasse diminuir as passagens. Uhum, sei. Enquanto as empresas que controlam o busão simplesmente pagam muito menos de impostos do que todo o resto do país, colocam motoristas pra cargo duplo (de cobrador além de motorista), não têm ônibus novos e nem uma frota de tamanho o suficiente para suportar tantos passageiros, e muito menos o ar condicionado que ele prometeu com a anunciação do aumento anteriormente. Ou seja, é esses putos enchendo os bolsos de dinheiro e NADA! Aliás, nada não, né? Aumentou 20 centavos.

Cabral, no início, disse sobre os protestos a seguinte coisa: "Esses vândalos não parecem, pra mim, ter nenhum sentido político! Pra mim, é apenas baderna!". Opa, peraí... Como assim você só viu os vândalos? E as 100 mil pessoas? Você estava cego ou resolveu simplesmente ignorá-las, afinal, protesto pacífico, tudo bem, mas vandalizando, peraí, né? Por isso que eu me vejo em dúvida MESMO, se ser só pacífico vai rolar alguma coisa, às vezes, esses vândalos prestam pra alguma coisa, né? Haha.

Daí, agora (Sim, atualizando), Cabral diz que, junto com Dudu, vai pensar em como entrar em acordo com manifestantes pelo preço das passagens. Bando de idiota...

Dilma simplesmente não pôde mais ficar a par de tudo, como sempre ficou, por exemplo, com o caso do Marco Feliciano e a homofobia, e resolveu falar, né? Porque, uma coisa desse nível mundial, simplesmente, não podia ser ignorada por tanto tempo assim... Daí ela falou que concorda, falou que entendeu que não é só por vinte centavos, enumerou todas as reclamações dos protestos, e por fim, aproveitou pra fazer propaganda política, mas é claro. Well... Esperemos que vossa excelentíssima, não esqueça de cumprir. Se é que vai fazê-lo mesmo.

De todo modo, se isso não for feito... Vocês sabem... Os protestos não vão parar. E eu simplesmente estou com eles (e pretendo ir em todos que puder)!

Ah, e pra terminar, li hoje uma notícia desgostosa: Com os "atos de vandalismo" vieram os gastos para "reconstruir" os lugares. E adivinha? Depois de umas pichações e quebradas de vidro aqui no Rio, perante a ALERJ, e umas bombinhas tacadas NO CHÃO... Eles decidiram que os gastos vão ser de 2 milhões de reais. Alguém mais aí sacou qualé a dos caras? Ok, os vândalos têm culpa, bando de filhos da puta! Então, vamos aproveitar e pedir MUITO, MUITO MAIS pra reconstruir, vamos tirar do bolso DELES (e de todo outro cidadão que paga impostos) e vamos colocar NO NOSSO BOLSO o que sobrar! Basicamente o que eles fazem com TODAS AS OBRAS que fazem, mas que a gente ignora.

Adivinha pra que isso também? Sim, pras pessoas se revoltarem mais e mais com tais vândalos e quererem mais e mais só um protesto pacífico. Vamos torcer então, para que protestos pacíficos dêem, sozinhos, a solução. Por que senão, né? Cabral não vai ter mais muito o que falar na próxima entrevista.


Nenhum comentário: